Kit Relação (Corrente, Coroa e Pinhão): O Guia Completo para Cuidar, Dobrar a Vida Útil e Saber a Hora Certa de Trocar
Ele é o responsável por transferir toda a potência do motor para a roda traseira. É um sistema que trabalha sob estresse constante e, por isso, seu desgaste é inevitável. O kit relação (composto por corrente, coroa e pinhão) é um dos itens de manutenção mais importantes e um dos custos mais recorrentes na vida de um motociclista, como já mencionamos em nosso guia sobre quanto custa manter uma big trail. A boa notícia? Com uma rotina de cuidados simples, que não leva mais de 10 minutos por semana, você pode facilmente dobrar a vida útil do seu kit, economizando centenas de reais. Neste guia completo, vamos te ensinar o passo a passo para cuidar da sua relação, os sinais de que a troca é necessária e como fazer isso da forma mais segura e econômica.
Éder Santos
10/13/20252 min read


1. A Rotina de Ouro: Limpeza e Lubrificação
Esta é a etapa mais importante. Uma corrente suja e seca se desgasta em uma velocidade assustadora.
Frequência: O ideal é lubrificar a cada 500 km ou sempre após pegar chuva forte. A limpeza completa pode ser feita a cada 1.000 km ou quando a sujeira estiver visivelmente acumulada.
Passo a Passo da Limpeza:
Coloque a moto no cavalete central para a roda traseira girar livremente.
Use um desengraxante específico para correntes ou querosene (com cuidado) e uma escova própria para correntes para remover toda a graxa velha e a sujeira.
Passe um pano limpo para secar bem a corrente.
Passo a Passo da Lubrificação:
Com a corrente limpa e seca, aplique um lubrificante de qualidade em spray na parte interna da corrente, enquanto gira a roda lentamente. A força centrífuga se encarregará de espalhar o produto.
Deixe o lubrificante "secar" por alguns minutos antes de sair para rodar.
2. A Tensão Certa: Como Verificar e Ajustar a Folga da Corrente
Uma corrente muito frouxa pode escapar, e uma muito apertada força todo o conjunto, causando desgaste prematuro.
Como Verificar: No manual da sua moto, haverá a especificação da "folga" ideal (geralmente entre 2 e 4 cm). Com a moto apoiada no descanso lateral, encontre o ponto médio da corrente (entre a coroa e o pinhão) e meça o quanto ela se move para cima e para baixo.
Como Ajustar: O ajuste é feito nos esticadores localizados no final da balança traseira. Se você não se sente 100% seguro para fazer isso, peça para seu mecânico de confiança te ensinar na próxima revisão. Aprender este ajuste simples é um passo importante na sua jornada como motociclista autossuficiente.
3. A Hora da Verdade: Sinais de que o Kit Relação Chegou ao Fim
Mesmo com todos os cuidados, uma hora a troca será inevitável. Fique atento a estes sinais:
Dentes de Tubarão: Este é o sinal mais clássico. Olhe para os dentes da coroa (a peça maior, na roda traseira). Se eles estiverem finos, pontiagudos e curvados como dentes de tubarão, é hora da troca.
Corrente Ruidosa e com "Calos": Se mesmo após a limpeza e lubrificação a corrente continua fazendo muito barulho ou se você percebe que alguns elos estão duros e não se dobram facilmente, o kit está no fim.
Folga Excessiva na Coroa: Tente puxar a corrente para trás na parte mais distante da coroa. Se você conseguir ver mais da metade do dente, a folga está excessiva e o kit precisa ser trocado.
Ajuste no Limite: Se você já ajustou a tensão da corrente até o final do curso dos esticadores na balança, não há mais para onde ir. A troca é obrigatória.
Conclusão: Cuidado é Economia, Prevenção é Segurança
Cuidar do kit relação é um dos hábitos mais inteligentes que um motociclista pode desenvolver. É uma tarefa rápida que se traduz em economia direta, maior segurança e uma pilotagem mais suave e silenciosa. Este cuidado preventivo é parte essencial do nosso checklist pré-viagem e um dos pilares para uma vida longa e saudável para sua moto. Ao entender e cuidar do coração da transmissão da sua máquina, você se torna um piloto mais completo e consciente.
